Google Drive VS Skydrive

No contexto do post anterior do Cloud Computing, pretendemos exempleficar recorrendo ao Google Drive e ao Skydrive.

Google Drive

Lançamento : 2012

O google drive oferece 15gb gratuitos, sendo quem necessitar de espaços de armazenamento entre os 25gb e os 16Tb, pode recorrer a um plano mensal no valor minimo de cerca de 2 euros.

 

 

 

Cloud Computing

Cloud Computing é, actualmente, o conceito muito envolvido no nosso quotidiano. Deste modo, este conceito pode ser definido como uma ferramenta infinitamente acessivel e flexível, onde a cloud (a nuvem) faz todo o «background» deste conceito. Na perspectiva empresarial, esta ferramenta permite utilizar os recursos computacionais com um utensílio que facilita todo o processo produtivo que envolve a empresa.

O cloud computing, permite por de parte preocupações tais como espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança. Assim, este conceito assume essencialmente a vantagem de satisfazer t0das as necessidades relacionadas com as tecnologias de informação, devido sobretudo a sua enorme flexibilidade e disponibilidade. Porém, como qualquer outra tecnologia nova, existem ainda vários obstáculos à sua utilização que fazem com que o serviço nao sirva para todos.

O Cloud computing possui vários beneficios, dos quais se destacam os seguintes :

-Serviço Self-Service – O consumidor pode, unilateralmente, requerer ou dispensar capacidades de computação, sem necessitar de qualquer intervenção de quem oferece o serviço.

– Elasticidade – Os recursos podem ser rapidamente disponibilizados de forma a aumentar as capacidades disponíveis ou até mesmo para retirar as que já não são necessárias.

-Contável (Mensurável e adaptável) – Os sistemas em cloud devem fazer a  optimização da utilização dos recursos de forma automática, efectuando o controlo da utilização, de forma adequada, consoante o tipo de serviço utilizado.

Cloud-Computing-Unexpected-Costs-of-a-Migration

 

fonte: http://www.csc.com/pt/offerings/63346-o_que_%C3%A9_o_cloud_computing

 

 

 

What is Crowdsourcing

 

 O que é Crowdsourcing ? 

Crowdsourcing é a união de duas palavras inglesas, crowd, que significa multidão e source, que significa fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o termo, fonte de informações.

Estas duas palavras formam o Crowdsourcing que é uma fonte de informações provenientes de uma multidão.

É um tipo de modelo de criação e/ou produção, que conta com a colaboração e conhecimento coletivos de várias pessoas, para desenvolver soluções e criar produtos.

Exemplos de Crowdsourcing :

  • wikipédia (a população colabora na construção de artigos)
  • Youtube
  • YAHOO!
  • Amazon
  • e outras empresas que queiram entrar neste processo.Print

O UC-Crowd é um projecto europeu, no qual está presente o Crowdsourcing.

Para mais informações sobre o website de Crowdsourcing consulte http://uc-crowd.iscte-iul.pt/.

Curiosidade :

Antes do Crowdsourcing, usava-se o modelo de outsourcing, e assim as empresas questionavam-se  “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e assim contratavam várias empresas.

E então existiam várias empresas de outsourcing foram alterando a sua forma de executaar os preços e apresetarem outras soluções.

 

 

 

SaaS, PaaS, IaaS

No contexto do grande tema CloudComputing, podemos encontrar três subtemas directamente relacionados:

1. SAAS;

2.PAAS;

3.IAAS.

Em primeiro lugar, o Software As A Service, conhecido como SAAS, é aquele que apresenta o maior poderio em termos de mercado envolvente. Com uma tendência a crescer num futuro próximo, o SAAS permite essencialmente aos seus utilizadores fazer uso de aplicações onlines existentes. Importa referir que, o SAAS é usado directamente no browser de web, onde por vezes é necessário instalar alguns PLUG-INS. Exemplos: Google Apps, Salesforce, Workday, Concur, Citrix GoToMeeting, Cisco WebEx

Em segundo lugar, o Platform As A Service, abreviado para PAAS, consiste basicamente numa plataforma que permite aos utilizadores criar a sua própria aplicação em cloud, recorrendo a ferramentas especificas. O PAAS proporciona um ambiente favorável à criação de novas aplicações em formato online, na medida em que o utilizador possui controlo sobre as mesmas. Exemplos:  Apprenda

Finalmente, o Infrastructure As A Service, IAAS, baseia-se de um modo geral na facilidade em criar infraestruturas no mundo virtual, ou seja, permite criar qualquer tipo de aplicações que o utilizador pretenda, sendo que este é o responsável por todo o seu funcionamento. Exemplos: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Compute Engine (GCE), Joyent

Fonte:

https://apprenda.com/library/paas/iaas-paas-saas-explained-compared/